quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Horta de vegetais - um projecto

vegetalAinda estão os nossos compadres trabalhadores a protestar com as reduções dos seus ordenados, já alguns de nós sofreram os ditos cortes sem aviso e espaço de protesto.

Como tal, onde pouco existe, como combater novamente o que ainda menos existe ?

Foi nessa altura que me lembrei de empregar o nosso engenho, esforço e, sim algum dinheiro, para criar uma horta caseira ( e meus amigos, agora verifiquei que a ideia é pouco original, pois até o presidente dos EUA, está a criar a sua horta de vegetais na Casa Branca).

Penso eu que havendo o tal investimento inicial e procurando de seguida tentar criar uma forma de praticamente auto-sustentar a horta, mal por mal, em piores momentos que se advinham, vegetais e algo para comer não faltaria.

Alguns pontos que vamos tentar seguir é:

vegetal no excesso de produção, tentar congelar e conservar.

vegetal numa horta nada se desperdiça e tudo é reutilizado e novamente convertido para ser novamente utilizado (compostagem).

vegetal procurar de uma colheita guardar sementes ou rebentos para a próxima estação e evitar assim novo investimento em sementes.

vegetal aproveitar e captar ao máximo o que ainda é fornecido pela natureza, luz e água.

vegetal fazer uma horta orgânica, tentando combater pragas e doenças com métodos orgânicos

vegetal envolver as crianças por forma a lhes dar uma nova ocupação que os envolva e os motive

Horta de vegetaisCom este projecto em mente parti para a pesquisa de como fazer a tal horta, sem ter terreno, no meio da cidade, aproveitando o espaço que tenho.

Resumi alguns vegetais que, por consumimos com regularidade e que me pareceu um bom ponto de partida.

Estes são: batatas, couve, alface, ervilhas, feijão, tomate, alho, cenoura, salsa, orégãos, cebolinho

Aqui começou a haver problemas, pois parece que em território nacional não existe muitas pessoas a se meterem nesta aventura (porque será ?!?) e as pesquisas devolvem informação maioritariamente brasileira.

Bem, mas ok, lá andei a fazer um esforço e encontrei Calendário de Plantio português que fornece a base e adicionado a informação dos nossos primos brasileiros, complementada pelos nossos, sempre dotados, conhecimentos dos vizinhos ingleses comecei a formar as primeiras ideias.

Em 1º lugar, se desenganem quando pensam que uma horta envolve campo e terreno.
Em 2º, sim, é possível fazer compostagem, sem envolver cheiro, espaço e terreno, reutilizando dessa forma o desperdiço orgânico e reciclando mais um dos lixos produzidos diariamente pelas pessoas.
Em 3º lugar, não, não leva horas por dia à volta da horta. Aliás li num dos websites da minha pesquisa, que 1 pessoa dedicando 1 hora/dia a horta, consegue produzir o suficiente para uma família de 10 pessoas.

Em futuros tópicos vou colocando os avanços da nossa horta de vegetais urbana em vasos vegetal

Sem comentários: